Dizem que em time que está ganhando não se mexe, mas em se tratando de automóveis essa regra não se aplica tão facilmente. De tempos em tempos, os modelos precisam ser repaginados, para ganhar fôlego no mercado e competir com a concorrência. O desafio fica ainda maior quando se tem em mãos um produto cujas vendas superam a soma de todos os demais modelos disponíveis em seu segmento. Este é o caso da picape compactaStrada - que vende mais que as rivais Volkswagen Saveiro eChevrolet Montana juntas - e a estratégia da Fiat para manter a liderança é fugir de mudanças profundas e investir em inovações. Há 13 anos o plano da montadora tem dado certo.
Em 2009, a picape ganhou uma cabine dupla e passou a ser a primeira – e única – da categoria a oferecer este tipo de configuração no Brasil. Embora a nova carroceria tenha agradado, o acesso para a parte traseira (que não é das mais espaçosas) exigia certo contorcionismo dos ocupantes, problema que a Fiat solucionou com a adição de uma terceira porta em estilo suicida, sem dúvida, a principal novidade da Strada 2014.
A la Veloster
A terceira porta fica posicionada do lado direito e está disponível para as versões cabine dupla, cuja estrutura de portas, teto e assoalho receberam reforços para maior rigidez torcional do conjunto. De acordo com Rogério Villaça, gerente de desenvolvimento de produto da Fiat, a reformulação da carroceria foi necessária para que a picape ficasse mais resistente a impactos laterais, já que a coluna central teve que ser eliminada. Segundo o executivo, a instalação da terceira porta resultou em um aumento de 15 quilos no peso total do carro.
A engenhoca funciona da seguinte maneira: para se abrir a porta traseira, a dianteira deve estar aberta, pois a maçaneta fica localizada na parte interna do vão da porta (em posição um pouco escondida). Por conta disso, a estética da lateral da picape não precisou ser alterada, no entanto, ao abrir a terceira porta nos deparamos com o cinto de segurança do banco dianteiro, que corre em uma espécie de barra de metal fixa próximo a soleira junto ao banco traseiro. Ou seja, a base do cinto está fixa no carro e a outra parte fixa na porta, que quando é aberta deixa aquela faixa “pendurada”, atrapalhando um pouco o acesso.
“Tentamos mudar isso de todo jeito, mas esbarramos na questão da segurança. O cinto deve ter um ponto de ancoragem seguro, que é localizado próximo ao banco dianteiro. Se colocássemos a base do cinto fixa na própria porta traseira, colocaríamos a segurança do ocupante em risco”, justificou Villaça com a expressão de que essa questão já foi discutida exaustivamente. O resultado não é prático, nem bonito, mas segurança não se discute. Me pergunto qual foi solução que os engenheiros alemães da BMW encontraram para a porta do elétrico i3, que utiliza o mesmo sistema e tem o cinto embutido na própria porta.
Deixando de lado as questões de engenharia, o fato é que além de melhorar a acessibilidade para a parte traseira, e consequentemente o conforto para os ocupantes, a adição da terceira porta mexeu pouco no valor da picape e ainda caiu como uma luva para o pessoal do marketing da Fiat. Quem não se lembra do lançamento do Hyundai Veloster? O modelo gerou um enorme burburinho quando chegou ao mercado equipado com a terceira porta, que neste caso, possui abertura convencional.
Para todos os gostos
Além da cabine dupla, que ganhou a terceira porta, a Fiat continua oferecendo a carroceria com cabine simples e cabine estendida. Ao todo, a gama será composta por seis versões: três Working, oferecida nas três carrocerias e equipada com motorização 1.4 Flex; uma Trekking apenas com cabine dupla e motorização 1.6 Flex; e duas Adventure, nas versões cabines estendida e dupla com motor 1.8 Flex.
Visual repaginado
A Strada 2014 ganhou uma linha de cintura mais alta, dando uma impressão mais imponente ao modelo. A traseira foi reestilizada e está mais bonita, com as lanternas colocadas em posição mais elevada, invadindo as laterais. As caixas de rodas e a tampa traseira receberam nova moldura para todas as versões, já o porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro também foram redesenhados.
A versão de entrada Working, ganhou um novo para-choque dianteiro mais robusto, o que evidencia sua vocação para o trabalho. Além disso, a linha ganhou novo vidro traseiro, abertura elétrica da tampa do combustível (herdado do irmão Bravo) e novo volante para as versões Trekking e Adventure.
Mais espaço na caçamba
Já que estamos falando de uma picape compacta de uso versátil em que a caçamba é fator determinante para quem opta por esse tipo de veículo, a Fiat não poderia deixar essa parte de lado. A caçamba da nova Strada cresceu oito centímetros na altura e ela passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado. A versão com cabine simples, por exemplo, que é a mais vendida da gama com 30% das vendas, pode levar agora cerca de 120 litros a mais de volume que sua antecessora.
No entanto, para quem quer ainda mais espaço, a Mopar - marca que pertence ao Grupo Fiat Chrysler - fornece para o modelo um interessante extensor de caçamba, que serve para ampliar o volume de carga permitindo transportar facilmente uma motocicleta, poe exemplo. O mais legal deste acessório é que quando desmontado, ele funciona também como rampa de acesso. O valor sugerido é de R$ 1.459.
Além disso, a Mopar ainda fornece para a Strada mais de 40 acessórios, um dos principais é a central multimídia com navegador GPS, DVD, TV, entre outras funções. Mesmo com preço mais salgado, R$ 3.172, a marca estima que das 10,6 mil picapes Strada vendidas por mês, 7% saiam das lojas equipadas com o aparelho.
Primeiras impressões
IG Carros experimentou a novidade pelas estradas litorâneas do sul da Bahia e também em trechos em que pudemos utilizar o Locker, bloqueio de diferencial oferecido na versão Adventure desde 2008 e que agora passa a ser disponível também para a versão Trekking. O sistema distribui igualmente o torque entre as rodas e literalmente te ajuda a sair do buraco.
A versão escolhida para nosso test-drive foi a top de linha Adventure com cabine dupla, equipada com motor 1.8 Flex que gera 132 cv e 18,9 kgfm (dados com etanol) equipado com a transmissão Dualogic Plus. Essa versão também é oferecida com volante multifuncional com a opção de mudanças de marchas por meio de borboletas.
A picape vai bem na estrada, segundo dados divulgados pelo fabricante, ela alcança 179 km/h de velocidade máxima e vai dos zero aos 100 km/h em 10,3 segundos. O modelo vem equipado com pneus aro 16 de uso misto, o que oferece bom desempenho em estradas irregulares, especialmente de terra, mas tira um pouco da agilidade do veículo nas curvas. A suspensão não foi alterada, continua firme sem chegar a ser desconfortável, mesmo com a caçamba vazia. Para contribuir com a segurança, airbags frontais e freios ABS agora são itens de série em todas as versões.
É da velhinha que eles gostam mais
Embora nesses 15 anos de idade a Strada tenha passado por várias modificações, o modelo ainda conserva a mesma plataforma. E, desde que a concorrente Courier foi aposentada pela Ford, a Strada passou a ser a picape mais antiga do segmento, dado com o qual a Fiat parece não se importar.
“O importante é que nossa picape vem sendo atualizada ao longo desses 15 anos, acompanhando a evolução do mercado. Ela representa 16 % das vendas da empresa e agora será exportada também para a Europa”, diz Marco Antônio Lage, Diretor de Comunicação Corporativa. Ele explica que a expectativa é aumentar o volume de vendas do modelo em torno em 10% e em seis meses aumentar o volume de produção em 20%, mas não divulgou o quanto a Fiat está investindo para a ampliação da linha: “Estamos no limite da nossa produção, por isso estamos ampliando nossa capacidade com a fábrica de Pernambuco. A unidade de Betim está abarrotada”, completou.
Aqui, retomamos a história de que em time que está ganhando não se mexe. Já que a Strada nada de braçadas no segmento, a Fiat vai segurando as pontas da liderança com soluções ousadas e inovadoras para conquistar a clientela. Me pergunto o que eles irão inventar para a próxima geração
Nenhum comentário:
Postar um comentário