
Tudo sobre fluido de freio!
O que é Fluido de Freio?
É um tipo específico de fluido hidráulico que é utilizado em sistemas hidráulicos de frenagem em veículos dos mais variados tipos (desde bicicletas até caminhões pesados) e maquinário, possuindo características específicas para este fim, como baixíssima compressibilidade e altíssimo ponto de ebulição.
Sua função principal é a de transferir a pressão exercida sobre o pedal de freios até as pastilhas e sapatas de freio que, atuando junto com os discos e tambores, vão parar o veículo.
Características do Fluido de Freio
Como ja mensionado, o fluido de freio possui uma baixa taxa de compressão (compressibilidade) e alto ponto de ebulição. A relação entre esses dois aspectos vão determinar a qualidade desse produto.
Compressibilidade: ao ser acionado o freio, o fluido não deve perder em volume e transmitir essa pressão à outra extremidade do sistema, que no caso seriam as pastilhas e sapatas de freios que estão junto às rodas.
Ponto de ebulição: o fluido de freios trabalha com altas temperaturas geradas pelo atrito dos discos com as pastilhas de freio ou das sapatas com os tambores, portanto deve estar apto para trabalhar assim sem que suas propriedades originais se modifiquem, principalmente a compressibilidade. Quando o fluido de freio entra em ebulição formam-se bolhas de ar no sistema ocasionando falha na frenagem.
Classificação do Fluido de Freio
A classificação mais usada para os fluidos de freio é a do Departamento de Transporte dos EUA que classifica o fluido de freios em DOT3, DOT4 e DOT5:
DOT3: é um tipo de fluido mais econômico, têm o ponto de ebulição mínimo determinado pelo DT EUA mais reduzido; 205 C .
DOT4: é o fluido utilizado com mais frequência pela maioria das montadoras, tem o ponto de ebulição padrão mínimo de 230 C.
DOT5: utilizado para veículos de maior performance, como os carros de competição, o ponto de ebulição mínimo é de 260 C. Nesse caso, temos uma subdivisão entre DOT5 e 5.1. O DOT5 é à base de silicone e o 5.1 à base de óleos minerais. A desvantagem do fluido à base de silicone (DOT5) é a de que ele não pode se misturar com outros.
Manutenção e Troca do Fluido de Freio
O fluido de freio é higroscópico, isto é, ele absorve umidade do ar, portanto com o tempo ele vai se diluindo e até mesmo se transformando em água.
Com a sua diluição ocorre uma redução no ponto de ebulição do fluido de freio. Isso não é aconselhável, pois quando o fluido de freio ferve ocorre falha na frenagem do veículo devido às bolhas que se formam com o fervor.
Diferentemente de outros líquidos do carro, o fluído de freio não diminui com o uso, e, caso isso ocorra, não deve ser completado. O sistema de freio é um sistema fechado e pelas características do produto não deve ter perdas. Caso haja necessidade de completar, significa que há um vazamento no sistema que precisa ser reparado. Deve ser esgotado o fluído atual e substituído por um novo, pois este vazamento pode ter comprometido as características técnicas do produto.
A perda do líquido pode ser por defeitos em várias peças, entre elas cilindros, mangueiras, canos e conexões que fazem parte do sistema. Um dos lugares visíveis que costuma vazar é próximo às rodas.
Recomenda-se a substituição preventiva do fluido de freio uma vez por ano ou a cada 10.000 km rodados.
Existem ferramentas próprias de diagnóstico do fluido de freio, uma delas mede o seu ponto de ebulição, outra detecta a porcentagem de água já absorvida do meio ambiente, que não deve passar de 4%.
Dicas e Curiosidades sobre Fluido de Freio
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc.
2) Como os fluidos de freio DOT3 ou DOT4 absorvem água, seu ponto de ebulição diminui. Ele pode absorver água do ar, razão pela qual você deve evitar abrir o reservatório de fluido de freio de seu carro. Por essa mesma razão, os reservatórios de fluido de freio devem estar sempre muito bem fechados.
3) Não há problema em substituir DOT3 pelo DOT4 ou o DOT4 pelo DOT5, mas nunca faça o contrário.
4) O fluido de freios também trabalha como um lubrificante do sistema de freios.
5) O fluido DOT5 não absorve água. Isto significa que o ponto de ebulição permanecerá relativamente estável, mas isso também significa que qualquer água que entrar em seu sistema de freio tenderá a formar bolsões de água pura, o que poderia causar corrosão dos freios e, num caso extremo, falhas de acionamento dos freios devido à fervura dessa água.
6) O DOT3 e o DOT4 corroem a pintura, portanto, não deixe respingar no carro.
7) Em caso do fluído baixo, uma luz se acende no painel. Geralmente (não em todos os modelos de carro) é a mesma de quando você puxa o freio de mão. Porém, se você baixar a alavanca e ela permanecer ligada ou piscando, é possível que o nível esteja baixo.
Se você nunca pensou nisso, vale abrir o capô para ver o nível do fluído e perguntar ao seu mecânico como está a validade do líquido de freio. Se estiver na hora de trocá-lo, não esqueça de que a Itaro tem os melhores produtos do mercado! Acesse: http://bit.ly/Fluido-de-Freio e encontre o produto que procura!
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